Uma experiência digna de Ayahuasca

Postado por Fernanda Werner em

Relato da experiência da Fernanda com Yopo.

Nesse último domingo de manhã, eu e a Ruth fomos para a cerimônia do Cacau certas de que teríamos uma experiência, no mínimo, prazerosa, já que estávamos indo tomar uma caneca quentinha de Cacau 100%.  

Chegamos na chácara do Luiz com nosso kit cerimônia. Roupa extra, toalha, água, chinelinho, travesseiros e uma cobertinha. Pegamos dois colchonetes e 2 lixinhos, e fomos nos instalar embaixo de um ventilador, pois fazia mais de 30°C em São Francisco do Sul. Logo, vimos alguns rostos familiares da nossa primeira consagração de Ayahuasca e ficamos felizes. 

Nos juntamos para ouvir a história da deusa Maia da fertilidade Ixcacao. Ix significa a energia feminina divina, ou “pequenina”, um nome carinhoso usado nos tempos antigos para as mulheres. 

Na lenda Maia, um rei exige que a mão de Ixcacau seja dada em casamento ao Deus do Comércio. Isso fez com que o grão de cacau sagrado se tornasse uma moeda valiosa, sendo denominado pelo rei como o "alimento dos deuses", tornando-se destinado apenas para os governantes e guerreiros a seu serviço. 

Chocolate Gifts /Bags /Aprons

Se isso já não fosse ruim, o coração de IxCacao finalmente se partiu quando ela soube que fora do reino agora havia fome generalizada. Por causa da ganância do homem ela não estava mais cuidando de seus campos e seu povo estava sofrendo.

Porém, foi profetizado que no futuro ela retornaria em essência para os seres humanos, em meados do fim dos tempos, da nova era, de toda transmutação real e natural que sempre acontece na Terra.

A deusa do chocolate viria a ser um dos resgates para os seres que perderam a conexão com a natureza e seus princípios, sendo capaz de reaquecer o coração dos humanos novamente através da energia do cacau. 


Foi bonito de ver, a guardiã do cacau entoou mantras do sagrado feminino e músicas de gratidão às medicinas. Me senti feliz, aberta as emoções, chorei, ri, cantei e me senti grata por estar ali com meu grande amor. 


Só que nem tudo são flores, fomos dar uma volta pela chácara após a meditação e encontramos o mentes Luiz que nos perguntou se conhecíamos o Yopo. Eu nunca tinha ouvido falar. Então ele nos contou que era ótimo para quem tem depressão e ansiedade, além de ajuda a unir os casais. Olhei pra Ruth e disse “já que tamo aqui né?”.

BUM!

Um tiro do cérebro! 

Muita ardência no nariz, tontura e suadeira. Meu deus, achei que ia ser de boa, mas suei e suei por todos os póros do meu corpo em questão de segundos. Achei que ia conseguir ir no banheiro, pois do nada tinha litros de água na minha bexiga, mas não tive equilíbrio, então só sentei no banco de madeira na clareira e coloquei os pés na brita.

Fiquei com os cotovelos apoiados nos joelhos, me permitindo sentir. Coloquei as mãos em Mudra de Equilíbrio (que só descobri agora que pesquisei), pois por um impulso involuntário senti que precisava focar e me manter em equilíbrio e essa posição de mãos me ajudou. Fiquei de olhos fechados o tempo todo, mas enxergava muitas coisas em flashs enquanto essa força do Yopo guiava meus movimentos e sensações. 

Mudras | Wicca & Bruxaria Amino

Senti que precisava sentar em posição de meditação com as mãos uma sobre a outra e os polegares se tocando formando um círculo (formando o Mudra de Integração com a energia cósmica). Isso fez eu perceber que assim eu encontraria meu equilíbrio, praticando mais a meditação, a presença, a respiração consciente, o yoga e a gratidão todos dias. Falei repetidas vezes, involuntariamente, obrigada, obrigada, obrigada, e virei a cabeça para o céu de olhos fechados com as mãos em forma de prece. Entendi que deveria me voltar a Deus quando não soubesse o que fazer e ele me mostraria o caminho, pois repeti várias vezes “o que eu tenho que fazer? O que eu tenho que fazer” olhando para cima.

Livro De Mudras - Mudrás Posições De Mãos Yoga | Parcelamento sem juros

Não tive medo, senti que eu possuía toda a força de que preciso para alcançar tudo que eu quero, mas para isso teria que abandonar alguns comportamentos infantis, teria que aprender a dizer muitos nãos no meu futuro para me manter nesse equilíbrio, até mesmo para o meu amor. Teria que assumir meu papel de adulta, me comprometendo com o meu propósito na Terra. Repeti várias vezes também, involuntariamente, “ajudar, ajudar, ajudar”. Foi aí que consegui abrir os olhos e vi a Ruth deitada na brita, suja e toda molhada.  

Só que em vez de me pedir ajuda ela me olhou e disse “era disso que eu tinha medo?” e demos uma gargalhada juntas. 

Tudo deve ter durado 1h ou 2h, mas depois de muitas lágrimas, suor e risadas eu entendi que sim, eu era capaz de fazer tudo o que eu quisesse, mas teria que buscar constantemente meu equilíbrio. Precisaria abandonar hábitos ruins que meu ego insiste em manter, como julgar o outro, me achar melhor que alguém, fumar e permitir que me tirem a paz.

Não foi fácil, mas eu estava pronta para esse vivência. Fui com o objetivo de aprender e aprendi. Agora é botar em prática, todos os dias, esses ensinamentos que as medicinas da floresta nos proporcionaram.


Compartilhe esta postagem



← Post anterior Post seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário