Rewild: como se reconctar com nossa verdadeira natureza
Postado por Fernanda Werner em
A origem do termo "Rewild" remonta ao início do século XXI, quando se popularizou entre ecologistas, cientistas e ativistas que buscavam uma abordagem mais radical para a conservação da natureza. O objetivo era incentivar a restauração de habitats naturais, a reintrodução de espécies em áreas onde haviam desaparecido e a promoção de um estilo de vida mais conectado com a natureza.
A Rewilding é importante para as pessoas que moram em cidades grandes porque pode ajudar a melhorar a saúde, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida. Através de projetos municipais que visem a integração de áreas verdes à cidade, a preservação da fauna e flora local, assim como dando estímulos a construções mais sustentáveis podemos começar a sentir os reflexos do contato com a natureza que tanto nos foi negado desde o desenvolvimento das cidades.
Além disso, nossas escolhas individuais também fazem parte das ações de Rewilding.
- Apoiar organizações que trabalham para a conservação da natureza e a reintrodução de espécies em seus habitats naturais;
- Comprar alimentos orgânicos de práticas agroecológicas;
- Reduzir o uso de plásticos e apoiar iniciativas de reciclagem e reutilização de materiais;
- Reduzir o consumo de carne, pois a produção de carne tem um impacto significativo no meio ambiente e na biodiversidade;
- Plantar árvores e promover a criação de espaços verdes em áreas urbanas, contribuindo para a criação de corredores ecológicos;
- Cultivar plantas e alimentos em casa;
Todos esses exemplos de ações que podemos realizar fazem bem não só para o nosso planeta mas para nossa saúde. A exposição à natureza tem sido associada a níveis mais baixos de estresse, melhora da saúde mental e melhora da saúde física.
O reflorestamento, por exemplo, pode ajudar a absorver o dióxido de carbono e reduzir a gravidade das ondas de calor e outros eventos climáticos extremos. A restauração de habitats naturais também pode ajudar a melhorar a qualidade do ar e da água, o que pode ter impactos diretos na saúde humana.
O envolvimento em atividades de reflorestamento, como plantar árvores ou restaurar áreas úmidas, também pode oferecer oportunidades para atividade física e envolvimento da comunidade, o que pode ter impactos positivos na saúde mental e física.
Quer receber conteúdos como esse na sua caixa de e-mail? Então, inscreva-se na nossa Eco-Letter rolando a página até o final.
Compartilhe esta postagem
← Post anterior Post seguinte →