Por que mais pessoas estão plantando comida em casa?
Postado por Fernanda Werner em
Segundo o estudo “Inovações que nutrem o planeta”, realizado pela World Watch Institute (WWI) em 2017, estima-se que 800 milhões de pessoas em todo o mundo se dediquem à agricultura urbana. Ou seja, já somos mais de 25% da população urbana plantando em hortas coletivas ou nas suas próprias casas. Parece que essa moda chegou mesmo para ficar.
O principal benefício de ter uma horta, sem dúvida, é a aproximação com o ato de produzir e comer o próprio alimento. Essa é a dimensão mais potente, apesar de sutil, do ato de plantar, pois você fica mais consciente para todo o processo alimentar. Além disso, a comida fresca é capaz de despertar todos os seus sentidos, visão, tato, olfato e paladar. Isso porque um alimento recém-colhido tem uma cor mais viva, uma textura mais firme, um aroma mais marcante e, claro, um sabor mais intenso.
Se você se enquadra no modo acelerado de viver, assim como a maioria das pessoas residentes das grandes cidades, pode até achar impossível plantar qualquer coisa que precise de cuidados diários, mas calma que não é tão difícil assim, muito pelo contrário, plantar pode se tornar seu hobby preferido.
Plantar diminuir o estresse e a ansiedade. Você não imagina o poder curativo que a terra tem. Apenas, 15 min de contato com sua horta e você já sentirá uma diminuição sensível de estresse, tendo efeitos muito similares ao da prática de meditação.
Além disso, quando você começa a plantar, percebe que tudo tem seu tempo. As sementes tem sua hora de germinar, as flores sua horta de florescer e os frutos sua horta de amadurecer. Assim, somos obrigadas a parar e esperar, entender que cada ação tem uma hora certa para acontecer, não adianta ter pressa.
Ter uma horta faz muito bem para nossa saúde. Acabamos comendo mais folhas verdes, temperamos mais a nossa comida e, consequentemente, sentimos mais prazer em cozinhar. De quebra, diversificamos nossa alimentação e ganhamos mais imunidade.
Quer que seus filhos cresçam sabendo sobre a importância de uma boa alimentação? Nada melhor que ensiná-los com exemplos práticos. Tendo uma horta em casa, você pode ensinar aos pequenos sobre o processo de crescimento e desenvolvimento de uma planta e a valorizar o alimento que comem todos os dias.
Cultivar comida em casa é demonstrar autocuidado e também demonstrar carinho e preocupação com o que é servido na mesa para a sua família todos os dias.
É por isso que todo mundo deveria ter uma horta em casa, basta escolher um local com boas condições para o crescimento vegetal, que receba pelo menos 5 horas de luz solar e tenha uma boa ventilação.
Caso você more em apartamento, pode contar com a Horta Inteligente Agricultor Urbano com painel de luzes LED nas cores ideias para a fotossíntese, cultivo sem terra (hidropônico) e ventilação embutida.
Venha participar do clube mais sustentável do mundo e seja um agricultor urbano também.
Compartilhe esta postagem
← Post anterior Post seguinte →