O básico que você precisa saber sobre suculentas
Postado por Fernanda Werner em
As suculentas são plantas que acumulam água em suas folhas, pois elas são originárias de locais áridos, assim como os cactos. Por isso a principal característica dessa espécie é ter as folhas e caules bem gordinhos e é daí que vem o nome “suculenta”.
Onde plantar suculenta?
- Escolha um vaso que não seja muito raso e tenha furos no fundo, para a drenagem de água.
- Suculentas gostam de solo bem drenado, então aposte em uma mistura de areia e terra vegetal como substrato. Elas se adaptam melhor quando você usa terra adubada misturada com areia de construção lavada. A terra deve ser leve, sem torrões para facilitar a drenagem.
- Deixe sua planta em um local iluminado. Algumas espécies preferem a sombra, enquanto outras necessitam da luz direta. Então, não deixe de pesquisar as características da espécie que você escolheu!
- Para um resultado ainda melhor, use vasos autoirrigáveis e permita que as suculentas cresçam ininterruptamente.
Como regar suculentas?
Nos meses de altas temperaturas, elas podem ser regadas 2x/mês no vaso auto irrigável ou 1x/semana nos vasos simples. Porém, no restante do ano, quando faz frio, é necessário reduzir a rega para 1x/45 dias ou 2x/mês para cada tipo de vaso.
Evite jogar água nas folhas, pois elas podem apodrecer. Atenção, excesso de água é morte certa para a sua plantinha, tenha cuidado!
Certifique-se de que as folhas das suculentas fiquem completamente acima do substrato com pedras brancas, argila ou cascalho, evitando que toquem o solo úmido e apodreçam muito rápido.
Suculenta gosta de sol?
A grande maioria SIM, por isso em áreas internas da casa, coloque-as próximas de janelas para receberem os raios do sol.
Uma suculenta saudável é aquela que tem as folhas sempre bem juntinhas umas das outras, caso você perceba que ela está com o caule alongado, significa que a planta está precisando de mais sol. Nesse caso, basta mudar de lugar para que ela receba mais sol direto.
As famílias com tons roxos e alaranjados preferem ambientes externos e com bastante contato com o sol. Para ambientes internos, as com coloração verde são mais indicadas.
Se você perceber que suas plantas começaram a ficar com as folhas avermelhadas, marrons e secas, é porque estão recebendo luz do sol em excesso. Para resolver isso, é recomendável mudá-las imediatamente para uma área mais adequada e podar as partes que secaram completamente.
Para facilitar na sua escolha de suculentas, separamos as que gostam mais de sombra e as que são ideias para áreas externas.
Suculentas de sombra






Suculentas de sol




Luz é vida para as suculentas, portanto elas não vão sobreviver em locais como banheiros, estantes e prateleiras internas.
Precisa podar suculenta?
Suculentas não precisam de poda, mas é bom retirar folhas mortas, secas ou que estejam morrendo para que ela possa crescer sempre bonita e saudável. Elas crescem de acordo com o espaço que elas têm para se desenvolver, ou seja, plantas mantidas em vasos pequenos permanecem pequenas. Ao serem transferidas para vasos maiores, as raízes e folhas consequentemente vão crescer.
Como fazer muda de suculenta?
É bem simples, basta retirar uma folha da suculenta mãe e colocá-la em um vaso com terra e areia. Não enterre! Só coloque a folha gentilmente no substrato úmido, assim ela irá desenvolver raízes para baixo e folhas para cima.
Para uma propagação ainda mais rápida, pode sua mudinha na região do caule onde há raízes se desenvolvendo, assim sua muda já terá um desenvolvimento mais adiantado, tendo raízes maiores comparando com a muda da folha.

Quais suculentas dão flor?
A floração depende de vários fatores como disponibilidade de luz diária e nutrientes, por isso a adubação é essencial para ajudar a planta a florescer com vigor. Vale usar adubos específicos, como húmus de minhoca ou outro composto orgânico, de três em três meses.
Como estas plantas de sol precisam de mais cálcio do que as de sombra, vale usar casca de ovo triturada nos vasos – para deixá-las mais fortes e resistentes. Abaixo, listamos algumas espécies fáceis de achar e que você pode cultivar em casa.



Folhas murchas na suculenta
Pode ser um sinal de falta de água. Para resolver o problema, regue mais a planta e fique atento: não exagere na rega. Veja quando o substrato está seco e regue bem a planta.
É mais importante molhar poucas vezes e molhar bem do que molhar várias vezes, mas pouco. Por isso, regue em abundancia quando a água secar, uma dica é mergulhar o vaso em um balde de água, assim você garante umidade em todo o solo.
Um sinal de excesso de rega é que as folhas começarão a cair de uma vez só. Se você começar a notar manchas pretas suaves nas folhas ou caule de sua planta, a rega em excesso está ficando severa e pode ser difícil salvar sua suculenta.
Por isso, opte por Vasos Inteligentes que só levam a quantidade certa que cada espécie precisa para viver saudável
Compartilhe esta postagem
← Post anterior Post seguinte →