O que são plantas microverdes?

Postado por Fernanda Werner em

Microverdes, ou microgreens (em inglês), são as plantinhas jovens, um pouco mais crescidas do que brotos, mas ainda não totalmente adultas.

O sabor é uma das grandes vantagens desses alimentos, além de serem riquíssimos em antioxidantes, podem ser colhidos uma vez por semana.

Como surgiram os microverdes?

Nos anos 90, o chefe de cozinha Charlie Trotter buscava plantas que poderiam trazer algo novo em termos de paladar e estética para seus clientes. Em sua jornada, ele encontrou um agricultor chamado Lee Jones, que criava vegetais de maneira inusitada - antes mesmo de chegarem ao ponto final do crescimento, ele os coletava. Foi então que Trotter encontrou a inovação que tanto buscava, espalhando a palavra dos microverdes pelos restaurantes renomados da Califórnia e fazerem sucesso no mundo inteiro com o nome de microgreens.

Microgreens Guide: How To Grow Them + PRO Tips | Install-It-Direct

Além de ser visualmente atrativo, chamando atenção inclusive das crianças, os microverdes ainda trazem uma série de vantagens em relação ao cultivo tradicional das hortaliças. Na alta gastronomia inclusive, eles costumam ser usados para intensificar o sabor dos temperos, assim como colorir saladas, cremes ou pratos até onde a imaginação permitir. 

A explicação para esse sabor e cores fortes está na época de colheita dos vegetais. Quando colhidos em sua segunda etapa de amadurecimento, ainda prematuros, os microverdes retêm mais nutrientes. Afinal, é na segunda etapa em que a planta consegue acumular até 40 vezes mais nutrientes do que nas demais fases de seu crescimento. 

Não se preocupe se você nunca havia ouvido falar nesse termo. Aqui no Brasil, ele só começou a ganhar mais força em meados de 2018, apesar da sua produção ter sido iniciada em 2001 pela empresa D.R.O. Ervas e Flores

Microverdes são brotos?

Esses mini vegetais não devem ser comparados a brotos, pois estes são a primeira fase de vida de uma planta — os brotos não precisam ser germinados no solo, necessitam de muita umidade e pouca luz. Já os microverdes são considerados a segunda fase do desenvolvimento de uma planta e precisam de um substrato, além da presença da luz solar para se desenvolverem. Em relação aos brotos, seu crescimento é um pouco maior — vai até os cotilédones (primeiras folhas que surgem de uma mesma semente).

Diferença entre broto microverdes e baby leafs

Para que servem os microverdes?

Segundo o site Medical News Today, alguns cientistas descrevem os microverdes como “superalimentos”. De forma adequada, os ingredientes pequeninos devem ser consumidos crus por reterem o conteúdo de vitaminas e minerais.

Conforme publicado pelo portal Healthline, os teores de nutrientes variam entre os microgreens, entretanto, a maioria tende a ser rica em potássio, ferro, zinco, magnésio e cobre. Como os estudos científicos categorizam os microverdes como superalimentos, quando ingeridos diariamente, os ingredientes contribuem com a prevenção doenças comopressão alta, diabetes e determinados tipos de câncer, além de melhora o sistema imunológico e auxiliar no processo de emegracimento.

O Journal of Agriculture and Food Chemistry publicou um estudo que compara o nível de nutrientes dos pequenos vegetais em relação aos mesmos vegetais adultos. A conclusão é que os pequenos vegetais apresentam de quatro a 40 vezes mais nutrientes do que os mesmo vegetais na sua fase final. Esse resultado é tão surpreendente que a pesquisa foi analisada diversas vezes. O pesquisador Qin Wang, professor assistente e PhD da University of Maryland em College Park disse, em uma entrevista à WebMD Health News que “os microverdes são colhidos logo após a geminação porque todos os nutrientes que eles precisam para crescer estão lá, e se eles são colhidos no momento certo, há uma alta concentração de nutrientes, o que contribui para o sabor e textura”.

Além de todas as características positivas já apresentadas, outra grande vantagem é a possibilidade de criar e cultivar microverdes em sua residência, mesmo que você more em um apartamento sem muitas horas de sol. Dessa forma, você consegue ingerir mais nutrientes e evitar consumir vegetais com agrotóxicos.

Quais microverdes consumir?

  • Acelga
  • Alho-poró
  • Agrião
  • Beterraba
  • Cebolinha
  • Cenoura
  • Coentro
  • Couve
  • Ervilha
  • Girassol
  • Manjericão
  • Mostarda
  • Rabanete
  • Rúcula
  • Brócolis
  • Cebola
  • Repolho

Plantas da família solanaceae, como pimentão, tomate, jiló e berinjela, não devem ser consumidas como microverdes devido a toxicidade.

Como cultivar microverdes em bandeja?

Passo a passo

Tudo o que precisa são sementes, um substrato e um local iluminado. As sementes de microverdes são as mesmas sementes dos vegetais normais. Porém, enquanto no cultivo normal utilizamos poucas sementes, na produção de microverdes vamos utilizá-las com mais densidade, pois cada planta precisará de bem menos espaço para se desenvolver.

  1. Coloque um pouco de substrato (mais ou menos na altura de dois dedos), drenado, na sua bandeja plástica reciclada. 
  2. Espalhe as sementes uniformemente e cubra-as com mais uma camada fina de solo levemente úmido. 
  3. Deixe o recipiente em um local bem iluminado. Posicione em um beiral de janela ou na varanda, algum lugar que pegue pelo menos 6h de sol por dia.
  4. Cubra com uma tampa para simular uma estufa. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. 
  5. Retire a cobertura e regue-os constantemente: o ideal é borrifar seu microjardim 2 vezes ao dia.

Se nas sua casa não tiver um local assim ou se não acredita que vai conseguir regar 2x ao dia, não se preocupe, você ainda pode plantar seus microverdes em uma horta autoirrigável com iluminação LED própria para plantas.

A aplicação de luz azul, vermelha e branca nessa Horta, por exemplo, aumenta a produtividade, o teor de sólidos solúveis e de vitamina C. Uma mistura de luzes azuis e vermelhas é eficiente na redução de nitrato nas plantas e também aumenta a produção.

Quando colher os microverdes?

O ponto ideal para a colheita dos microverdes é quando a primeira folha verdadeira do vegetal começa a aparecer. Cuidado para não colher antes da hora: as primeiras folhinhas que surgirem ainda são as da semente.

Os vegetais estarão prontos para consumo quando atingirem mais ou menos 5 cm de altura. Isso ocorre entre 7 e 21 dias após o plantio.

Para colhe-las, você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento.

6 passos para produzir microverdes | Vamos Comer Melhor

É importante lembrar que os microverdes não irão nascer novamente. Por isso, uma dica para ter microverdes na sua mesa sempre é fazer o plantio de novas sementes conforme você for colhendo.

Como consumir microverdes?

  • Salada de micro verdes de espinafre, rúcula e couve com azeite

Spring Tuna and Microgreens Salad - Edible Monterey Bay

  • Hambúrguer de grão de bico com micro verdes de alho porró

Contém uma imagem de: Sun Dried Tomato Chickpea Burgers

  • pizza com micro verdes de manjericão

Contém uma imagem de: 30 Of The Best Microgreens Recipes Ideas - GroCycle

  • macarrão alho e óleo com micro verdes de cenoura e beterraba

A Little Plant with a Huge Impact! 😋 Pasta is one of our family favorites, and it just got a whole lot healthier with our GoodHealthy microgreens! Our GoodHealthy Mighty Micro Mix is the perfect blend of pea and sunflower micros for an added boost of protein, vitamins, and FLAVOR in any dish! To try GoodHealthy Mighty Micro, check out our easy-to-use store locator! #GoodHealthy #HealthyRecipes #Pasta

  • omelete com micro verdes de brócolis
  • Vegetarian frittata with spinach, prosciutto and microgreens, fresh crispy baked baguette flavored with fresh pepper and olive oil

 

Se inscreva na nossa eco-letter no fim da página para receber mais dicas de alimentação e jardinagem.

 


Compartilhe esta postagem



← Post anterior


0 comentários

Deixe um comentário