7 dicas para você começar uma horta em apartamento
Postado por Fernanda Werner em
Poder preparar uma refeição com ingredientes não processados, livre de agrotóxicos e cultivados pelas próprias mãos transforma nossa experiência nesse planeta. É um ato de autocuidado e de carinho com quem amamos. Além de demonstrar consciência sobre as consequências dos nossos hábitos alimentares no meio ambiente.
Se você acredita que sempre podemos melhorar, então você precisa viver essa transformação que uma horta causa. Pode acreditar, qualquer um pode ter uma horta, mesmo em apartamento ou espaços sem luz natural, basta conhecer essas dicas e usar um pouco de tecnologia.
1. Comece com espécies fáceis de cultivar
Escolha temperos e hortaliças que não requerem muitos cuidados e que tenham um ciclo de desenvolvimento rápido, assim você poderá colher em poucas semanas.
A rúcula, o alface, a salsinha, a cebolinha, o coentro, a hortelã e o manjericão são ótimas opções para iniciar um plantio. Por serem variedades que podem ser plantadas o ano todo, você poderá errar várias vezes e ainda assim não terá perdido a época “certa” de plantio, tá aí uma vantagem. Além de exigirem pouco espaço e cuidados básicos, os temperos auxiliam você no cozimento de molhos e perfume dos pratos.
Antes de cultivar diferentes tipos de plantas em um mesmo vaso, saiba que existem algumas espécies que se ajudam crescendo juntas, enquanto outras se prejudicam por competir pelos mesmos recursos.
Para facilitar a sua vida, confere essa relação de temperos que podem ser plantados juntos.
2. Plantar a partir de mudas ou sementes?
Algumas plantas se dão melhor se cultivadas a partir de mudas, como o alecrim e o alface. Enquanto outras, se dão muito bem a partir de sementes. Se você tiver pressa, pode sempre comprar mudas para ter um arranque maior e uma colheita mais rápida.
Se optar por plantar a partir de sementes, faça um berçário antes de passar suas plantas para uma horta tradicional. Assim, você consegue garantir condições mais controladas para as plantinhas na fase de muda.
Caso esteja utilizando as Hortas hidropônicas da Easy Garden, você precisará inserir as sementes no bloco nutritivo e tampar com as mini estufas de germinação.
Confira sempre a época de semeadura das suas sementes no verso da embalagem ou com seu fornecedor. Caso não esteja dentro da janela da sua região, você poderá ter dificuldades com a brotação. Além disso, manter o solo úmido, sem encharcar, é fundamental para que elas iniciem o processo de desenvolvimento de suas raízes.
3. Onde posso plantar?
Prefira instalar a sua horta dentro de casa em um lugar em que você faça bastante contato visível, se possível – se as condições de luz e ventilação forem adequadas. Assim, você cuidará mais, desfrutará do desenvolvimento da planta e acabará colhendo mais frutos dessa conexão com a horta.
É importante levar em conta a quantidade de luz natural que sua horta receberá ao longo do dia. Dê preferência aos espaços que recebem pelo menos 4 horas de sol por diariamente.
Caso você esteja plantando em uma Horta com iluminação Led, você precisará configurar quantas horas de luz e o tipo de planta, vegetais ou frutas, para que assim seja definido o tempo e espectro de luzes que a horta receberá ao longo do dia.
4. Como regar?
Você deve regar sua horta diariamente. Temperos amam água! Quando estiver muito calor, você pode regar pela manhã e no fim do dia. Mas cuidado! O grande vilão das hortas caseiras é o mal uso da irrigação nos dois extremos, ou água “de menos” ou água de mais. Por isso, se você não consegue manter uma rotina diária de cuidados, opte por vasos autoirrigáveis que te garantem pelo menos 15 dias sem precisar regar ou aposte em cultivo direto em água (hidroponia).
5. Não esqueça de adubar
Caso você não saiba, as plantas precisam de nutrientes assim como nós. Não dá pra ficar saudável e verdinha ser um bom adubo para ajudar no desenvolvimento. Por isso, foque nas principais fases de crescimento da da planta, germinação, floração e maturação dos frutos.
As opções de adubação são várias, podem ser adubos sólidos (granulados, farelados, pó) ou líquidos (junto com a água que irá fazer as regas), orgânicos (farelo de casca de ovo, pó de café coado) ou químicos, com macro e micro nutrientes.
Para hortaliças é importante realizar a adubação a cada 15 dias, principalmente se quiser uma colheita com mais sabor, aroma e rapidez.
6. Controle pragas e doenças
Um inseticida natural bastante conhecido e utilizado em território nacional é o óleo de Neem. Como ele tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo serve para combater mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgas e piolhos.
Outra opção é utilizar sabão neutro, detergente de louça e/ou extratos de pimenta ou alho.
Jamais use defensores químicos dentro de casa ou você poderá se intoxicar!
7. Quando colher?
É comum que os pacotes de sementes venham com a previsão de colheita indicada na embalagem, mas este não deve ser um fator limitante para a colheita da sua horta.
As plantas não precisam estar no seu desenvolvimento máximo para iniciar a colheita. Você pode colher as folhas mais antigas antes, o que pode proporcionar algumas vantagens, como o incentivo para que a planta cresça mais e a liberação de espaço para o desenvolvimento das plantas vizinhas.
Agora é só começar, você pode plantar em qualquer lugar, dentro de uma garrafa PET, numa gaveta velha, num sapato ou em uma Horta inteligente, a escolha é sua. Comece antes de se sentir pronto e no meio do caminho você vai aprendendo com a prática, não vai se arrepender.
Lembre-se que quando produzir em sua própria horta, terá a certeza de que aqueles itens são de qualidade e ricos em nutrientes. Além de estar diminuindo a quantidade de lixo produzido e de comida desperdiçada, uma vez que não precisaremos jogar fora embalagens de verduras e temperos que vêm do mercado e nem teremos mais vegetais estragando na geladeira.
Você já começou sua revolução verde dentro de casa?
Compartilhe esta postagem
← Post anterior Post seguinte →