6 Passos para se (re)conectar à natureza

Postado por Fernanda Werner em

Qual foi a última vez que você sentiu a grama nos pés? Faz mais de um mês? Seis? Eu também passei anos pisando na grama só no verão, quando me permitia usar havaianas na casa da vó Dirce. Apesar de não pensar muito na grama ao longo do ano, durante aqueles 18 anos morando em apartamento entre Joinville e Curitiba, todo verão quando esse encontro acontecia, eu me lembrava da sensação relaxante e reconfortante que o contato dos pés com a grama me causava e aproveitava cada minuto.

Foi só depois que me mudei para um bairro mais longe do centro da cidade que passei a dar mais valor a essa sensação. Não é coincidência que muitos de nós, millennials, também estejam mudando seu estilo de vida, parando de sonhar com o apê no meio do fervo da cidade e passando a desejar um pôr do sol em casa às seis da tarde. Essa necessidade de parar o tempo, esquecer os problemas e viver uns minutos de paz e tranquilidade é o que mais tem impulsionado nossa geração a se reconectar com a natureza.

Achei significativo o aumento das vendas de plantas durante a pandemia. É claro, não tem nada mais acalantador para um coração desiludido do que o brotar de uma nova folha. Algo tão simples e delicado como manter uma planta forte e saudável é empoderador e gratificante.

Compra de plantas na pandemia aumentou

Contudo, se você ainda se sente deslocado do meio ambiente, se liga nessas ideias para se reconectar a qualquer momento.

1- Que tal escolher um dia para acordar antes do sol nascer, fazer um café e ficar em silêncio observando a noite se fazendo dia através do sol que nos dá vida?

2- Você tem um animal de estimação? Então, dedique um tempo para trocar carinhos com seu gato ou cachorro, saia para passear, vá a algum parque ou bosque e preste atenção na forma como seus animais interagem com a natureza.

3- Permita-se caminhar na chuva de vez em quando e sinta as gotas de água caindo em  seu rosto. Faz bem para o corpo e pra alma. Quando você chegar em casa, dará ainda mais valor para a água que esquenta e limpa seu corpo todos os dias. 

4- Plante uma árvore! Seja através de uma muda crescida ou de uma semente, acompanhe o seu crescimento, cuide das suas necessidades, converse e colha os frutos desse cultivo. Com certeza essas ações vão transformar sua forma de lidar com o mundo dentro e em volta de você.

5- Coma mais alimentos naturais! A alimentação in natura nos aproxima do ciclo de vida do alimento, dando mais consciência sobre a processo que trouxe tal alimento para a mesa. Além, é claro, de reforçar a dose diária de nutrientes e vitaminas que nosso corpo precisa.

6- Cultivar uma pequena horta. Se você tem um espaço no seu terreno onde pega sol e ainda não tem uma horta, você está perdendo saúde, qualidade de vida e dinheiro. Escolha os temperos e hortaliças que mais gosta de comer e mãos à obra. 

Homem feliz na horta dançando com plantas

Se você deseja manter essa grande conexão viva, respeite seu corpo, cuide dele e preserve-o. Sente-se ao lado de uma das suas plantas e converse com ela sobre coisas boas. Tome um banho agradecendo à água que chega no seu chuveiro. Coma alimentos naturais, de preferência que você mesmo plantou na sua Horta. Tudo isso te ajuda a manter a conexão com a natureza, basta chamá-la mentalmente e se lembrar que somos parte integrante dela.

Se inscreva em nossa newsletter rolando a página até o fim e se mantenha atualizado sobre dicas sustentáveis e tutoriais de cuidado com as plantas.

 


Compartilhe esta postagem



← Post anterior Post seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário