10 mudanças pra você PARAR de jogar comida e $$$ fora
Postado por Fernanda Werner em
Nossos pais e mães que insistiam para que comêssemos tudo porque existe gente passando fome no mundo não podiam estar mais certos. Estima-se que cerca de um terço da produção de alimentos mundial é jogada no lixo. No Brasil, cada pessoa desperdiça 41,6kg de comida por ano, segundo estudo realizado pela Embrapa em 2018. Em paralelo, sobem os níveis de insegurança alimentar, já está em 33 milhões o número de pessoas passando fome no Brasil esse ano.
Além disso, para produzir esse desperdício mundial são gastos 1,4 bilhões de hectares de terra, o equivalente a 2 vezes a área total do nosso país. Enquanto a quantidade de água “jogada fora” corresponde a 8.000 piscinas olímpicas por ano.
Números bem assustadores quando pensamos na crise alimentar vigente. Por isso, é fundamental saber como evitar o desperdício de alimentos em casa.
- Comprar em pequenas quantidades e mais vezes na semana pode facilitar o entendimento da própria dinâmica de consumo da sua casa e, consequentemente, diminuir compras excessivas que não seriam utilizadas no tempo necessário
- Compre frutas e verduras da época. Além de terem um sabor, textura e aromas melhores, as compras terão uma durabilidade maior, menor quantidade de agrotóxicos e ainda maior valor nutricional.
- Guarde corretamente frutas e verduras lavadas assim que chegar do mercado e congele aquilo que não for comer nos próximos dias. Assim, garante que os alimentos estejam prontos para consumo quando precisar.
- Verifique a validade dos produtos. Na hora de cozinhar, dê preferencia para produtos próximo da data de validade, dessa forma, garante a utilização do alimento antes de estragar.
- Se cozinhar a mais, congele o que sobrou e pense em uma nova receita para o dia seguinte com o “restô dontê”.
- Comprou um monte de salsinha ou cebolinha? Também pode congelar. Use formas de gelo com azeite de oliva. Na próxima vez é só descongelar direto na panela.
- Não tenha vergonha de pedir para levar. Sabe quando você não consegue mais comer aquele prato delicioso que você pediu num restaurante? Pode ter certeza que depois você vai ter vontade de comer aquele finalzinho, então aproveita para levar para casa e ainda ajudar a evitar o desperdício dos restaurantes.
- Faça compras com amigos. Além de conseguir economizar, você ainda pode dividir aquele pé de alface que não conseguiria comer sozinho.
- Utilize o alimento como um todo. Dá para fazer ótimas receitas com casca de banana e semente de abóbora, por exemplo. O que não for comido ainda pode ser destinado a uma composteira para virar biofertilizante para as plantas
- Produza sua própria comida. Você pode começar com pequenos espaços, plantando temperos e hortaliças. Já é uma ótima forma de reduzir os desperdícios e ainda se conectar com o ciclo alimentar.
Quando jogamos comida fora, acabamos descartando também um monte de nutrientes. Grande parte desse problema vem de uma cultura de jogar comida fora simplesmente por querer alimentos mais frescos, segundo estudos da Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg.
Por isso, precisamos fazer mudanças desde o modo de plantio e irrigação até nossa cultura de querer sempre o mais novo. Precisamos valorizar mais nosso alimento e lembrar das broncas dos nossos pais. Só assim, vamos poder realizar mudanças maiores no mundo.
Achou esse conteúdo útil, então se inscreve na nossa newsletter no fim dessa página para receber dicas e informações importantes sobre meio ambiente e alimentação.
Compartilhe esta postagem
← Post anterior Post seguinte →